quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Primeira cena da peça (Beckett)



Tabela com o orçamento final

Segue-se a tabela do orçamento total

Ensaios

Seguem-se algumas fotografias dos ensaios
















A montagem e o tratamento de objectos

cama
frigorifico
armário
gaiola
sanita

Produção

Após a confirmação do encenador iniciámos a preparação para a construção, as compras dos materiais e a construção foi planeada diariamente distribuindo tarefas pela equipa de cenografia.

Para a construção do chão:

Materiais:

Alcatifas, cola de contacto, tintas plásticas, vieux chènne, fita de dupla face para alcatifa, fita gafa, pigmento, gesso e gel fix.

Processo:

  1. Tirámos os linóleos já existentes na sala preta e de seguida passámos á limpeza de todo o espaço
  2. Colamos a alcatifa ao chão por intermédio da fita-cola, esta alcatifa, seria a alcatifa preta que não levou qualquer tratamento
  3. Tratámos a alcatifa que recolhemos da fábrica e tratámo-la com tinta plástica para que se tornasse menos absorvente e dessa maneira ser mais fácil de proceder á pintura desejada não só pela consistência da mesma mas também pela aproximação da cor;
  4. Já na sala preta efectivámos o corte através do desenho:
  5. Colámos com cola de contacto, sobre a alcatifa preta as alcatifas tratadas;
  6. Corrigimos as emendas entre alcatifas com gesso;
  7. Procedemos á pintura com tinta plástica;
  8. Pela necessidade de escurecer o chão pintámos novamente com vieux chènne;
  9. Corrigimos o preto de forma a não se notar as imperfeições geradas por restos de cola e tinta.

O que não funcionou:

Não aproximamos correctamente a cor e a textura das alcatifas o que não permitiu um tom uniforme por toda a superfície; para tentar atenuar as diferenças utilizámos gel e pigmento.

Paredes:

Materiais:

- Plástico que é usado para cobertura de pintura (4mx5m=20mquadrados o que nos permitiu fazer uma aplicação homogénea, quase sem emendas) marca: work it

-fita gafa e fita dupla face transparente

-cabo de aço, roupas e fio de nilon.

Processo:

  1. Esticámos um cabo de aço longitudinalmente, na parede que serviu para pendurar algumas peças de vestuário com a ajuda de fio de nylon para lhes dar algum movimento
  2. Aplicação directa na parede por intermédio de fitas adesivas, aplicadas nas partes superiores e inferior e extremidades.

Objectos

Os objectos eram todos objectos reutilizados que recolhemos entre a fábrica e a lipor.

Armário:

  1. Retirámos todos os vidros e papel que forrava o armário;
  2. Limpeza e transporte;
  3. Reforçámos a estrutura com madeira;
  4. Pintura com vieux chénne;
  5. Cenografámos com colagem de papeis que representavam a ideia de um passado ou de lembranças;

Frigorifico:

  1. Retirámos o interior;
  2. Reforçámos com uma estrutura em tubo metálico quadrado;
  3. Aplicámos rodas e balsa no interior mas que não foram necessárias devido a uma opção de encenação;

Cama:

  1. Reforçou-se a estrutura com arame;
  2. Cenografámos colocando esponja, e roupa de cama fixos de modo á cama poder ser representada na vertical;

Canapé:

  1. Reforçou-se a estrutura com duas pernas de madeira e esquadros de modo a que ele suportasse peso mantendo-se inclinado;
  2. Pintura correctiva

Mesa:

  1. Reforçou-se a estrutura, colocando mais duas pernas e uma trave e rectificámos o tampo com tábuas;
  2. Pintura correctiva
  3. Toalha foi um acessório para a mesa em Ionesco, usou-se pano branco e fizemos um drapeado, no final colocámos laços decorativos.

Alça da televisão:

  1. Juntámos vários pedaços de couro com ilhoses;
  2. Pintura para envelhecimento

Candeeiro de pé: Reforçámos a base criando um novo sistema de encaixe.

Os restantes objectos não foram cenografados porque foram escolhidos segundo o seu aspecto:

    15 Cadeiras, 1 T.V. a preto e branco, 1 abat-jour, 1 sanita, 1 gaiola, 3 travessas para a mesa, fruta plástica, dicionário e garrafa.


Tabela com o orçamento dos materiais previstos

Segue-se a tabela com o orçamento inicial, que mais tarde sofreu alterações:


Fábrica e outras borlas

A nossa cenografia foi uma cenografia respigada! Havia os respigadores de milho imortalizados por Millet e há hoje em dia os respigadores das cidades já muito conhecidos em Londres e Barcelona por viverem dos desperdícios (em óptimo estado e em grande quantidade) do comercio, também nós fizemos um bocadinho isso e, fizemos viver a nossa cenografia de muitos objectos da fábrica, algumas coisas que estavam na escola e outros que fomos buscar á Lipor uma empresa de serviço de gesto de resíduos.

Lipor: Frigorifico e televisão
Escola: Cama, mesa, um candeeiro de tecto e figurinos
Fábrica: Sanita, 15 cadeiras e um canapé, candeeiro de pé, armário, gaiola, metade da alcatifa utilizada, aproximadamente 48mx2m

Opções do encenador

Chegámos a planear um orçamento dos engradados, depois de planearmos aquelas que seriam as melhores medidas para os mesmos.

No entanto, esta proposta não foi avante, devido à sua complexidade e sobretudo à escassez de tempo. Pensámos então em substituir os engradados por uma cortina que estaria suspensa e aquando a mudança de cena, cairia até à boca de cena. Mas mais uma vez, seria bastante complicado conseguir o efeito que desejávamos, isto é, a flanela teria que ficar totalmente esticada quando descesse, sendo que teria na mesma os “recortes” dos círculos – para isso, precisaria de um sistema de peso, o que deixava de permitir que estivesse enrolada antes de cair.

Posto isto, voltámos a insistir na proposta da mudança de cena realizar-se com os actores a trocar de figurinos atrás dos plásticos nas paredes.

Mas entretanto, o encenador já experimentava outras alternativas nos ensaios, como a disposição de parte dos actores de frente para o público, tocando instrumentos, enquanto os restantes por trás arrumavam os objectos do cenário, para que este ficasse mais limpo, como era pretendido desde sempre para Ionesco. A mesa pequena que suportava a televisão teve que sair de cena por questões de visão do público, e simultaneamente tivemos que procurar arranjar uma nova televisão, pois teria mesmo que funcionar.

A impossibilidade de uma mudança de cena que não fosse demorada permanecia e começou a pensar-se na hipótese de haver um intervalo.

Ideias seleccionadas e ideias descartadas da 2º maqueta

Como este processo teve alterações aqui fica uma pequena amostra das ideias que foram sendo alteradas depois da proposta em maquete.


Ideias seleccionados

- Chão em alcatifa com desenho de gretas
- 15 Cadeiras com expressões várias e um canapé
- Frigorífico
- Armário
- Cama
- Candeeiros para as várias divisões da casa*
- Mesa
- Plástico a cobrir os actores na primeira cena
- Candeeiro de pé
- Sanita
- Gaiola



Ideias descartadas
- Quatro engradado da cor do chão que cobririam toda a boca de cena, com aberturas ovais onde os actores colocariam a cabeça enquanto a cena se mudava por trás desses mesmos engradados
- Mesa para a televisão( a televisão passa a ser transportada em mãos)
- 18 cadeiras
- Frigorífico com gavetas
- Chão em quadricula preta e cinza
- Mesa forrada com material prateado
- Candeeiro central para Ionesco
- Plástico e papel a forrar os objectos
- Relógio com cuco morto

*para esta ideia chegámos a fazer com o Filipe Silva um sistema de maquinaria em que cada candeeiro seria manobrado manualmente a partir da régie a partir de cordas e roldanas o sistema não foi utilizado.

Plano para as ideias fortes da 2º maquete

Neste parte do trabalho vamos falar um pouco daquilo que ficou estipulado numa primeira fase após a apresentação da segunda maqueta conjunta, mais especificamente das condições que teríamos de reunir para concretizar algumas ideias e opções que tomámos

As paredes
- na primeira maqueta os apontamentos de cor nos figurinos dispostos mais ou menos em metade de cada uma das paredes laterais e nas paredes por baixo da régie, onde estaria também o calçado. As paredes revestidas por manga plástica. O objectivo era permitir a passagem dos textos de Beckett para os de Ionesco, sendo que os actores retirariam os figurinos para se vestirem em cena. Chegou a ser feita a experimentação no primeiro ensaio que decorreu na sala preta mas decidiu-se que esta ideia manteria mas já com outros tipos de plástico, mais económicos (0.80€) em vista.

Material necessário para esta proposta:
- plásticos (4mx5m) normalmente utilizados para cobrir áreas durante processos de pintura das paredes, como é um plástico muito sensível acabámos por comprar o suficiente para fazer várias reposições
- fita gafa (2 rolos)



- Os engradados: Na busca de uma alternativa para a mudança de cena, surge a ideia para uma nova “parede”, esta composta por sete engradados com o mesmo padrão do chão, com quadrículas pretas e cinza, que deslizariam sobre o chão, antes estariam uns atrás dos outros formando duas pernas na boca de cena. Cada engradado teria uma abertura em forma oval, para que a cada dos actores colocasse a cara através deles, e se integrassem nesta parede, enquanto outros vestiam os figurinos e efectuavam a mudança de cena.

Material necessário para esta proposta:
- oito engradados de madeira de 1mx3m com pegas forrados cm o mesmo padrão do chão
- pano cru para forrar os engradados (rolo de 1,5mx30m)
- tintas preta e branca



O chão
Evolução das propostas para o chão:
- primeira maqueta: linóleo preto
- segunda maqueta: chão em quadriculas pretas e cinzas, feito com a técnica de pano de chão, que consiste em estender um pano no chão, muito bem esticado já nas medidas correctas, por intermédio de pregos pregados a uma barra metálica fixa ao chão(como se fosse uma tela) e solidificá-lo com uma camada de gelatina industrial. Depois pinta-se a superfície com o padrão desejado. Este chão não foi aceite pelo encenador.
- Fizemos algumas experiencias em carpetes, tentando fazer um chão usado, sujo de tintas e marcas de sujidade, como se fosse uma oficina ou atelier.

Materiais necessários para esta proposta:
- 1 rolo pano cru (1,5mx50m ou 2mx45m)
- 1 tubo metálico 43m, quadrado com 20mm de secção
- 1 lata de gelatina industrial (encontra-se na drogaria moura)
- 6 tintas brancas
- 1 primário para rendimento de 8/9 ou de 5/6 = 102m quadrados igualmente proporcional a 10 latas de 10lt ou 15 lt.
- 1 tinta preta de 10 lt


- Surgiu uma ideia de chão desidratado e fez-se uma amostra de chão gretado em alcatifa; consistia em colar uma alcatifa sobre outra a representar exageradamente as formas gretadas que a terra seca desenha

Materiais necessários para esta proposta:
- alcatifa vinda da fábrica nas mesmas proporções
- 48 mt de alcatifa que fomos buscar á fábrica, utilizada em produções anteriores
- Fita biadesiva (4 rolos)
- Fita gafa
- Tintas (branco, preto, danúbio, camurça e camomila) no fim acabaríamos por utilizar o branco o preto alguns tons de azul e rosa e vieux chènne pois foi-nos proposto um chão em tons mais escuros e menos esverdeados como apresentámos no inicio.

A mesa:

A mesa estaria forrada com um isolador de tectos prateado estaria fora da sala entraria então durante a mudança de cena.
O que não aconteceu e acabou por ficar sempre dentro da sala. Optámos por outras opções para cenografá-la, das quais falaremos mais adiante.

Material necessário para a realização desta proposta:
- 3m de isolador de telhados prateado

A Cama:

Manter-se-ia, mas na vertical e com roupa de cama.

Material necessário para esta proposta:

- Esponja
- Roupa de cama e almofada

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Primeira proposta conjunta


Primeira proposta conjunta

Esta primeira proposta teve um resultado mediocre, na medida em que não soubemos adquar as ideias trabalhadas entre todos e nos ensaios, simplificámos demasiado e perdemos significado, nesta fase o trabalho teve um retrocesso bastane grande, no entanto foi uma oa oportunidade para olhar mais uma vez para as ideias que tinhamos anteriormente.

As cores: embora já tivessemos pensado em alguns apontamentos de cor a a sobressaír no meio de um cenário mais homogéneo na maquete apresentaram-se mal conseguidas;
A forma: as formas dos objectos não tinham carácter nem peso cénico;
As soluções: pobres e simplistas
ainda assim o apartamento apresentava:
O espaço: o público estava de frente para a régie, essa ideia manteve-se duante uma primeira fase para que se pudesse facilitar uma mudança de cena para Ionesco, uma vez que o espaço vazio era uma condição indicada pelo encenador.

  • O apartamento era definido pelos objectos, que adoptavam uma dinâmica de contracção para a expansão criando a ideia de caos e reconstrução
  • Jogo entre o passado e o presente representado pelas memórias que se poderiam materializar de diversas formas: ambiente geral da sala de congelamento, de esterilização e plastificação, presenças fantasmagóricas, objectos envelhecidos, etc.

Os objectos previamente testados nas improvisações foram ganhando corpo e entraram na cenografia, com outra apresentação estética.

A maquete

O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem.O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem.

Visão do público:
Frontal para a régie, que faria parte da própria cenografia. Possibilitava a acção em vários níveis, que materializava a ideia do exterior do apartamento e, por outro lado, a parte inferior serviria também para a mudança de cena, onde os objectos ficavam recolhidos

Paredes:
Revestidas com manga plástica, sobre alguns figurinos pendurados, proporcionando a junção do congelamento com as memórias
Chão:
Linóleo preto, para que fosse algo neutro, para realçar os objectos em cena
Objectos:
18 Cadeiras, uma mesa grande, uma mesa de escritório, um candeeiro de pé, uma cama, um frigorífico, um armário, uma sanita e uma televisão

Posto isto, começáos a trabalhar em propostas individuais, a fim de cada elemento apresentar diferentes possibilidades da junção das ideias base.

Texto, sub-texto e exercícios de análise

Inicialmente, foram seleccionadas as seguintes peças para leitura e análise:

De Samuel Beckett:
À Espera de Godot, A Última Bobina, Acto Sem Palavras II, Aquela Vez, Balanço, Brasas, Catástrofe, Dias Felizes, Ensaio Para Rádio I, Eu Não, Fôlego

De Eugène Ionesco:
A Cantora Careca, Delírio a Dois, Jacques ou a Submissão, A Lição, As Cadeiras


1º exercicio - Foi sugerida pelo encenador a seguinte pesquisa de imagens:
Hiroshima depois da bomba, Boris Vian a tocar trompete, Belgrado, movimento Fluxus, grownd zero, uma cenografia de Raushenberg para um espectáculo de Kunninghum, Xangai, obras de Pistoletto, de Helena Almeida, de Jeff Wall, de Donald Judd, o estúdio de Francis Bacon,Caos Cubica, um espectáculo de Body Art e algumas imagens publicitárias que gostássemos em especial.




Chegados a este ponto, foi-nos proposta uma directriz básica de cenário, a peça passar-se-ia num apartamento, sendo um espaço habitado por várias pessoas.


1) o apartamento como espaço de intervenção individual e a marca de cada individuo num espaço comum dando como exemplo a Factory em NY, um local misto que várias pessoas utilizaram para a expressão da sua individualidade;
1.1) o apartamento como espaço modificado adquirindo outra função mais uma vez aparece a Factory que utiliza um espaço frio e inusitado como uma fábrica para criar um núcleo de grande importância para a arte;

2) apartamento como arquétipo da modernidade - utilizando a ideia da dicotomia caos/ordem o apartamento seria um visão metafórica das novas modernidade que gostam sempre de espreitar pelas fissuras das desgraças e das revoluções: Hiroshima, muro de Berlim e 11 de Setembro, existiram apesar de muitas outras coisas para reconstruir uma nova ideia do mundo dos conceitos, dos valores e dos medos regentes.

3)O apartamento como metáfora da aldeia global - Xangai e Belgrado, pedidos para pesquisa foram cidades cujo presente dependeu inteiramente de um sistema de organização económica muito interligado entre países fortes. Apesar da unificação do mundo a solidão e o alheamento tornam-se patologias médicas.

4) o apartamento estaria mais vazio em Ionesco e em Becket haveriam armários e gavetas (propostas do encenador)


SAMUEL BECKETT E EUGÈNE IONESCO

Características das personagens de Becket: Ansiedade, saudade, angústia, frustrações, memórias antigas, personagens que se martirizam pelos seus próprios pecados, errantes e com afectos perversos.

característica das personagens de Ionesco: Personagens com medos e preocupações mesquinhas e ridículas, questionam o sentido das convenções sociais e a profundidade de sentimentos como o amor a raiva, gerindo tudo isso através do humor que varia entre o sarcasmo e a inocência.

Este é um breve resumo dos conceitos reflectidos e falados de início e que influenciam a criação do nosso cenário:
Caos/ordem - cenário empilhado que se vai organizando ao longo da peça - os exercícios iniciais constituíram em empilhar objectos referentes a um apartamento, no espaço cénico que acabaria através do jogo por se organizar em função do pretendido.
Saudade, angústia, solidão: plastificação das paredes, proporcionando um ar de congelamento.

Nesta fase a obra de Ionesco não estava ainda bem interligada com o processo, uma vez que ainda não se havia começado a trabalhar Ionesco nos ensaios, mas a ideia seria desde logo criar algo festivo e simultâneamente um espaço mais limpo.

2º exercício - colocar as peças de Beckett no apartamento imaginário e encontrámos:
a última bobina de krapp - escritório
aquela vez - quarto(debaixo da cama)
catástrofe - Sótão
Eu não - casa de banho
A espera de Godot - corredor
Dias Felizes - Jardim

Esta fase ainda muito embrionária, começou lentamente de certa maneira o a circunscrever o espaço cénico, apresentando ainda um grande défice em termos de soluções válidas.

3º exercício - libertar a ideia de apartamento em planta e começar a empilhar objectos de uso recorrente em apartamentos, durante os ensaios e perceber qual seria o efeito plástico dessa ideia.

Seguidos alguns ensaios os textos foram sendo eliminados e ficaram os seguintes:

Beckett:
Balanço, À Espera de Godot, A Última Bobina de Krapp, Passos, Fragmentos, Aquela Vez
Ionesco:
A Cantora Careca, As Cadeiras, Delírio a Dois, Jacques ou a Submissão, A Lição, Rinoceronte

Sendo que os objectos relacionados directamente com elas na fase final da peça são:

Beckett

1) Balanço
o plástico que cobre todos os objectos e actores é retirado;
algumas das cadeiras e o canapé vão sendo retirados pelos actores e colocados nas suas respectivas marcações, assim como a televisão, a sanita e a gaiola;
2) A Ultima Bobina de Krapp
televisão, canapé, televisão, tripé com microfone, instrumentos
3) Passos
mesa cai, uma cadeira por cima da mesa, outra que representa uma cadeira de baloiço, e frigorifico
4) Fragmentos:
Sanita, mesa inicialmente com actores em cima, instrumentos, microfone
5) Aquela Vez:
Daída de uma actriz de dentro do frigorífico subindo para cima da mesa

Ionesco

Desaparecem a cama, a televisão, a sanita, os megafones, os instrumentos. A mesa, com uma toalha, e comida, é colocada no centro do espaço e em frente a cada uma das paredes laterais da sala está uma fila de cadeiras, sendo dezoito na sua totalidade. Desta forma, o espaço fica então mais limpo e com um ar festivo, permanecendo ainda o caos presente nos adereços danificados.

Programação da ordem de trabalhos


O calendário que se segue representa a ordem de trabalhos inicialmente prevista, que foi sendo alterada consoante as nessecidades, devido a este ser um processo bastante aberto a novas sugestões.

Introdução

Esta unidade curricular, como já foi dito anteriormente, permite aos alunos de todo o curso de teatro, estarem envolvidos numa produção teatral que culmina com apresentações de carácter público. Aqui acontece um primeiro contacto, como um grupo, com as primeiras questões acerca de gestão de recursos humanos, técnicos, monetários, gestão de tempos de execução das tarefas e gestão das ideias entre o encenador e os criativos, e toda essa vasta relação de interdependência obrigatória entre as diversas áreas da arte teatral.
Os textos escolhidos foram textos de Samuel Beckett e Eugène Ionesco, o que já por si representava um desafio por serem duas figuras antagónicas na sua forma de expressão verbal e construção da cena.
Tanto Beckett como Ionesco situam-se na categoria do teatro do absurdo, sendo que Beckett desenha personagens de carácter sórdido, que sofrem de frustrações e ansiedades que esperam sempre por um momento de revelação ou libertação. A atmosfera em Becket é nebulosa e densa. Os movimentos em cena são matematicamente colocados nas didascálias e o absurdo revela-se quando as personagens expõem tão doentiamente as suas angústias que se tornam patéticas ou assustadoras.
Já em Ionesco, o absurdo jorra em forma de um humor tenaz e hilariante em situações quotidianas absolutamente inusitadas, aquilo a que se chama surrealismo verbal. "Renovar a linguagem, é renovar a concepção, a visão do mundo" usando metáforas que só parecem fazer sentido à terceira vez em que se pensa nelas, Ionesco faz também um jogo cénico dinâmico nas didascálicas, embora com muito mais liberdade.
Claro está que esta discrepância a nível formal foi o maior desafio para a forma do nosso projecto
O Nuno Cardoso, foi o encenador convidado, conhecido na praça por estar a frente de peças como Platonov e Ricardo II, acompanhou como um professor todo o processo, deixando bastante liberdade artística para os técnicos.
Há que salientar que este projecto foi feito pelos alunos Ana Patrícia, Eloísa Correia, Hugo Ribeiro e Rita Costa. Infelizmente, por razões que a distância física nos obriga, a Ana Patrícia desenvolveu o seu dossier individualmente.
Posto isto, façamos então um pequeno itinerário pelo nosso processo criativo. Boa viagem cibernética!

Sejam bem-vindos


Este blog é fruto do trabalho dos alunos de cenografia do 2º ano do ano 2008/2009 - Eloísa Correia, Hugo Ribeiro e Rita Costa, e tem por fim explicar o processo técnico-criativo desenvolvido durante a unidade curricular ProduçãoII.
Esta disciplina é de caracter óbrigatório e essencial no nosso plano curricular e visa estabelecer um contacto directo e prático entre todas as áreas do curso de Teatro na realização de um espectáculo.
O encenador convidado foi Nuno Cadoso e a coordenadora da nossa área neste projecto foi Marta Silva.
Espero que o visitante tenha uma agradável visita ao nosso sítio! Se assistiu ao espéctáculo poderá inclusivamente visualizar algumas fotos de momentos que partilhou connosco.