quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Texto, sub-texto e exercícios de análise

Inicialmente, foram seleccionadas as seguintes peças para leitura e análise:

De Samuel Beckett:
À Espera de Godot, A Última Bobina, Acto Sem Palavras II, Aquela Vez, Balanço, Brasas, Catástrofe, Dias Felizes, Ensaio Para Rádio I, Eu Não, Fôlego

De Eugène Ionesco:
A Cantora Careca, Delírio a Dois, Jacques ou a Submissão, A Lição, As Cadeiras


1º exercicio - Foi sugerida pelo encenador a seguinte pesquisa de imagens:
Hiroshima depois da bomba, Boris Vian a tocar trompete, Belgrado, movimento Fluxus, grownd zero, uma cenografia de Raushenberg para um espectáculo de Kunninghum, Xangai, obras de Pistoletto, de Helena Almeida, de Jeff Wall, de Donald Judd, o estúdio de Francis Bacon,Caos Cubica, um espectáculo de Body Art e algumas imagens publicitárias que gostássemos em especial.




Chegados a este ponto, foi-nos proposta uma directriz básica de cenário, a peça passar-se-ia num apartamento, sendo um espaço habitado por várias pessoas.


1) o apartamento como espaço de intervenção individual e a marca de cada individuo num espaço comum dando como exemplo a Factory em NY, um local misto que várias pessoas utilizaram para a expressão da sua individualidade;
1.1) o apartamento como espaço modificado adquirindo outra função mais uma vez aparece a Factory que utiliza um espaço frio e inusitado como uma fábrica para criar um núcleo de grande importância para a arte;

2) apartamento como arquétipo da modernidade - utilizando a ideia da dicotomia caos/ordem o apartamento seria um visão metafórica das novas modernidade que gostam sempre de espreitar pelas fissuras das desgraças e das revoluções: Hiroshima, muro de Berlim e 11 de Setembro, existiram apesar de muitas outras coisas para reconstruir uma nova ideia do mundo dos conceitos, dos valores e dos medos regentes.

3)O apartamento como metáfora da aldeia global - Xangai e Belgrado, pedidos para pesquisa foram cidades cujo presente dependeu inteiramente de um sistema de organização económica muito interligado entre países fortes. Apesar da unificação do mundo a solidão e o alheamento tornam-se patologias médicas.

4) o apartamento estaria mais vazio em Ionesco e em Becket haveriam armários e gavetas (propostas do encenador)


SAMUEL BECKETT E EUGÈNE IONESCO

Características das personagens de Becket: Ansiedade, saudade, angústia, frustrações, memórias antigas, personagens que se martirizam pelos seus próprios pecados, errantes e com afectos perversos.

característica das personagens de Ionesco: Personagens com medos e preocupações mesquinhas e ridículas, questionam o sentido das convenções sociais e a profundidade de sentimentos como o amor a raiva, gerindo tudo isso através do humor que varia entre o sarcasmo e a inocência.

Este é um breve resumo dos conceitos reflectidos e falados de início e que influenciam a criação do nosso cenário:
Caos/ordem - cenário empilhado que se vai organizando ao longo da peça - os exercícios iniciais constituíram em empilhar objectos referentes a um apartamento, no espaço cénico que acabaria através do jogo por se organizar em função do pretendido.
Saudade, angústia, solidão: plastificação das paredes, proporcionando um ar de congelamento.

Nesta fase a obra de Ionesco não estava ainda bem interligada com o processo, uma vez que ainda não se havia começado a trabalhar Ionesco nos ensaios, mas a ideia seria desde logo criar algo festivo e simultâneamente um espaço mais limpo.

2º exercício - colocar as peças de Beckett no apartamento imaginário e encontrámos:
a última bobina de krapp - escritório
aquela vez - quarto(debaixo da cama)
catástrofe - Sótão
Eu não - casa de banho
A espera de Godot - corredor
Dias Felizes - Jardim

Esta fase ainda muito embrionária, começou lentamente de certa maneira o a circunscrever o espaço cénico, apresentando ainda um grande défice em termos de soluções válidas.

3º exercício - libertar a ideia de apartamento em planta e começar a empilhar objectos de uso recorrente em apartamentos, durante os ensaios e perceber qual seria o efeito plástico dessa ideia.

Seguidos alguns ensaios os textos foram sendo eliminados e ficaram os seguintes:

Beckett:
Balanço, À Espera de Godot, A Última Bobina de Krapp, Passos, Fragmentos, Aquela Vez
Ionesco:
A Cantora Careca, As Cadeiras, Delírio a Dois, Jacques ou a Submissão, A Lição, Rinoceronte

Sendo que os objectos relacionados directamente com elas na fase final da peça são:

Beckett

1) Balanço
o plástico que cobre todos os objectos e actores é retirado;
algumas das cadeiras e o canapé vão sendo retirados pelos actores e colocados nas suas respectivas marcações, assim como a televisão, a sanita e a gaiola;
2) A Ultima Bobina de Krapp
televisão, canapé, televisão, tripé com microfone, instrumentos
3) Passos
mesa cai, uma cadeira por cima da mesa, outra que representa uma cadeira de baloiço, e frigorifico
4) Fragmentos:
Sanita, mesa inicialmente com actores em cima, instrumentos, microfone
5) Aquela Vez:
Daída de uma actriz de dentro do frigorífico subindo para cima da mesa

Ionesco

Desaparecem a cama, a televisão, a sanita, os megafones, os instrumentos. A mesa, com uma toalha, e comida, é colocada no centro do espaço e em frente a cada uma das paredes laterais da sala está uma fila de cadeiras, sendo dezoito na sua totalidade. Desta forma, o espaço fica então mais limpo e com um ar festivo, permanecendo ainda o caos presente nos adereços danificados.

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