quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Plano para as ideias fortes da 2º maquete

Neste parte do trabalho vamos falar um pouco daquilo que ficou estipulado numa primeira fase após a apresentação da segunda maqueta conjunta, mais especificamente das condições que teríamos de reunir para concretizar algumas ideias e opções que tomámos

As paredes
- na primeira maqueta os apontamentos de cor nos figurinos dispostos mais ou menos em metade de cada uma das paredes laterais e nas paredes por baixo da régie, onde estaria também o calçado. As paredes revestidas por manga plástica. O objectivo era permitir a passagem dos textos de Beckett para os de Ionesco, sendo que os actores retirariam os figurinos para se vestirem em cena. Chegou a ser feita a experimentação no primeiro ensaio que decorreu na sala preta mas decidiu-se que esta ideia manteria mas já com outros tipos de plástico, mais económicos (0.80€) em vista.

Material necessário para esta proposta:
- plásticos (4mx5m) normalmente utilizados para cobrir áreas durante processos de pintura das paredes, como é um plástico muito sensível acabámos por comprar o suficiente para fazer várias reposições
- fita gafa (2 rolos)



- Os engradados: Na busca de uma alternativa para a mudança de cena, surge a ideia para uma nova “parede”, esta composta por sete engradados com o mesmo padrão do chão, com quadrículas pretas e cinza, que deslizariam sobre o chão, antes estariam uns atrás dos outros formando duas pernas na boca de cena. Cada engradado teria uma abertura em forma oval, para que a cada dos actores colocasse a cara através deles, e se integrassem nesta parede, enquanto outros vestiam os figurinos e efectuavam a mudança de cena.

Material necessário para esta proposta:
- oito engradados de madeira de 1mx3m com pegas forrados cm o mesmo padrão do chão
- pano cru para forrar os engradados (rolo de 1,5mx30m)
- tintas preta e branca



O chão
Evolução das propostas para o chão:
- primeira maqueta: linóleo preto
- segunda maqueta: chão em quadriculas pretas e cinzas, feito com a técnica de pano de chão, que consiste em estender um pano no chão, muito bem esticado já nas medidas correctas, por intermédio de pregos pregados a uma barra metálica fixa ao chão(como se fosse uma tela) e solidificá-lo com uma camada de gelatina industrial. Depois pinta-se a superfície com o padrão desejado. Este chão não foi aceite pelo encenador.
- Fizemos algumas experiencias em carpetes, tentando fazer um chão usado, sujo de tintas e marcas de sujidade, como se fosse uma oficina ou atelier.

Materiais necessários para esta proposta:
- 1 rolo pano cru (1,5mx50m ou 2mx45m)
- 1 tubo metálico 43m, quadrado com 20mm de secção
- 1 lata de gelatina industrial (encontra-se na drogaria moura)
- 6 tintas brancas
- 1 primário para rendimento de 8/9 ou de 5/6 = 102m quadrados igualmente proporcional a 10 latas de 10lt ou 15 lt.
- 1 tinta preta de 10 lt


- Surgiu uma ideia de chão desidratado e fez-se uma amostra de chão gretado em alcatifa; consistia em colar uma alcatifa sobre outra a representar exageradamente as formas gretadas que a terra seca desenha

Materiais necessários para esta proposta:
- alcatifa vinda da fábrica nas mesmas proporções
- 48 mt de alcatifa que fomos buscar á fábrica, utilizada em produções anteriores
- Fita biadesiva (4 rolos)
- Fita gafa
- Tintas (branco, preto, danúbio, camurça e camomila) no fim acabaríamos por utilizar o branco o preto alguns tons de azul e rosa e vieux chènne pois foi-nos proposto um chão em tons mais escuros e menos esverdeados como apresentámos no inicio.

A mesa:

A mesa estaria forrada com um isolador de tectos prateado estaria fora da sala entraria então durante a mudança de cena.
O que não aconteceu e acabou por ficar sempre dentro da sala. Optámos por outras opções para cenografá-la, das quais falaremos mais adiante.

Material necessário para a realização desta proposta:
- 3m de isolador de telhados prateado

A Cama:

Manter-se-ia, mas na vertical e com roupa de cama.

Material necessário para esta proposta:

- Esponja
- Roupa de cama e almofada

Nenhum comentário:

Postar um comentário